O e-mail marketing é uma ferramenta que trabalha melhor a fidelização dos clientes, porque só é possível enviar o e-mail marketing se houver um mailing, isto é, uma lista de contatos das pessoas interessadas na marca. É um canal que possibilita contato direto com os clientes de maior engajamento. Vejamos na prática em dois exemplos:

  1. Seu site possui um conteúdo de blog e você desenvolveu um material de e-book para promover sua marca. O e-book disponibilizado na sua página precisa, para ser baixado, de um endereço de e-mail. Com este endereço de e-mail, é possível captar possíveis contatos para enviar o e-mail marketing. A partir destes endereços, você cria mensagens segmentadas para cada tipo de público. Se X acessou o e-book que fala sobre viagens no Oriente Médio e Y sobre viagens na África, você pode enviar e-mail marketing para X falando sobre um workshop de atividades culturais do Oriente Médio e um para Y falando sobre descontos em safáris na África Central.
  2. Seu negócio é um e-commerce e todos os dias você registra vendas de diversos segmentos. Suponhamos que você trabalha com livros. Hoje, um cliente comprou três títulos: dois de romance e um de ficção científica. A partir daí, pode-se usar o remarketing para oferecer ao cliente mais títulos de romance e ficção científica, que são, segundo suas compras, produtos de seu interesse.

Além dos dois exemplos citados, o e-mail marketing também pode oferecer promoções, outros e-books do seu site, distribuição de cupons para clientes mais próximos da empresa etc. Diferentemente de alguns anos atrás, esta ferramenta é, hoje, muito mais direcionada àqueles que realmente interessam. Os clientes não recebem mais uma pilha de mensagens em seus correios eletrônicos falando de N assuntos: eles recebem exatamente aquilo que os interessa. Por isso, investir no e-mail marketing é uma maneira de também mostrar que sua empresa possui ferramentas para saber exatamente que o cliente X procura a solução X e que você possui mais soluções dentro deste mesmo segmento.

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